Custom Search

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma idéia inovadora para melhorar a qualidade do transporte público

Blog do ônibus

Por Mariana Ghirello (ultimainstancia.uol.com.br)

“Uma experiência fantástica”. Essa é a opinião do promotor Saad Mazloum, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo, sobre o blog criado para apurar se os serviços de transporte público prestados pela SPtrans estão sendo realizados com qualidade.

Idealizador da página na Internet, o promotor explica que ela faz parte do inquérito civil 740/2008 instaurado a partir da reclamação de Moisés Jardim P. de Araújo, que reclamou de apenas uma das linhas da Capital.

“No decorrer da apuração eu percebi que o problema era muito maior, e o corpo de peritos não seria suficiente, por isso blog” disse Mazloum. Para ele, o blog permite a participação da população e torna a investigação mais transparente. “Quando você faz uma reclamação na prefeitura, não é possível saber quantas outras existem. Mas pelo blog você divide isso com todo mundo”, ressalta.

O blog recebe reclamações de intervalos excessivos, superlotação, excesso de velocidade, atrasos e coloca à disposição do usuário informações sobre as partidas e intervalos de todas as linhas que circulam por São Paulo.

O promotor explica que consegue conversar com o usuário de transporte público, e conta que uma cidade do tamanho de São Paulo precisa ter a participação efetiva da população. “Tem gente que acorda às 4h e fica no ponto, anota tudo e me passa pelo blog”, diz.

Mazloum, no entanto, é cuidadoso na publicação das mensagens. “Tem funcionário que aproveita para criticar a empresa”, fato que, segundo ele, poderia fazer com que o blog perdesse o foco.

A iniciativa é pioneira e levanta questões como o uso de depoimentos colhidos na Internet como fundamento de futuras ações. O promotor diz que a investigação poderia ter sido feita por e-mail, mas que não teria o alcance que tem a outra ferramenta. “Se eu for usar algum desses depoimentos, é claro que vou checar a veracidade das informações postadas”, completa.

Para o advogado especialista em crimes virtuais Jair Jaroleto Junior o blog é legítimo, “desde que não desrespeite nenhum direito do investigado”. Segundo o advogado, a Internet pode levantar dúvidas quanto a verdade dessas informações que estão sendo prestadas pelos cidadãos.

Entre e conheça como funciona.



************
Como Ribeirão Preto não possui um blog específico como o de São Paulo, você pode enviar suas reclamações para este blog. Aguardo os depoimentos. Vamos ver se um promotor se interesse pelo assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário