Custom Search

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pedestres em Ribeirão Preto


Cuidado redobrado é o que os pedestres devem ter ao caminhar pela Avenida mais famosa de Ribeirão Preto/SP: a Avenida Nove de Julho. Pelo menos é assim que interpretou um morador que ali precisa passar todos os dias. Segundo ele, falta sinalização adequada na avenida, principalmente para os pedestres, que além de não ter faixas que sinalizam o seu trânsito e dos demais pedestres, os semáforos, quando tem, são tão rápidos para mudar de cor que é preciso correr para atravessá-la em segurança, do quadrilátero central para o bairro Higienópolis e vice-versa. Um idoso, por exemplo, precisaria esperar por duas vezes para fazer a travessia completa da avenida (cruzando pelos dois sentidos da via).


Veja imagens da Avenida Nove de Julho retiradas do Google Earth - o caminho mais rápido que encontrei para mostrar tal absurdo para com os pedestres.

Figura 01 – Cruzamento das ruas Guimarães Passos, Conde Afonso Celso e Mal. Rondon, com a Avenida Nove de Julho 
Imagem retirada do Google Earth – adaptado por @MobilidadeRP

Figura 02 – Cruzamento das ruas João Penteado, Álvares Cabral e Tibiriçá, com a Avenida Nove de Julho 
Imagem retirada do Google Earth – adaptado por @MobilidadeRP

Pesquisando fotos da Avenida Nove de Julho na internet, encontrei uma reclamação sobre a via. Parece-me que não faltam apenas faixas de pedestres nessa avenida, mas também lixeiras. Veja o desabafo: http://www.revide.com.br/blog/murilo-pinheiro/post/deficit-de-lixeiras/ - repare que a reportagem foi postada no dia 03 de junho de 2011. Será que hoje, em 2012, seis meses depois, já tem lixeiras na Nove de Julho? Fica a dúvida (que logo vou suprir).

Figura 03 – Avenida Nove de Julho – sem lixeira e faixas de pedestres 
Imagem retirada da reportagem – veja o link

A sinalização horizontal é precária em Ribeirão Preto. Muitas vezes é até feita uma tentativa para melhorar as condições pré-dispostas da via, como, por exemplo, se fez no bairro Manoel Penna. Melhorou um pouquinho, mas ficou na tentativa, mesmo sendo vias que ligam bairros próximos ao Novo Shopping, sabendo, então, que várias pessoas utilizam esse trajeto para trabalhar.
Veja imagem do Google Earth – imagem retirada após a melhoria da via e pintura nova, claro, objetivando o deslocamento dos automóveis.

Figura 04 – Rua José Luiz Nunes Filho – bairro Manoel Penna – sem faixas de pedestres e calçamento inadequado para o seu deslocamento 
Imagem retirada do Google Earth – adaptado por @MobilidadeRP 

Figura 05 – Marginal da Rod. Antônio Machado Sant’anna, próximo ao Novo Shopping – sem faixas de pedestres após pintura recente da via 
Imagem retirada do Google Earth – adaptado por @MobilidadeRP

Muitos motoristas não respeitam as faixas de pedestres, mas estando elas ali pintadas, ajuda o pedestre a cobrar pelo seu direito e espaço na via pública. Não estando, mostra que até mesmo o órgão responsável não reconhece o pedestre, então imagina o motorista?

Um comentário:

  1. Manda o engenheiro de trânsito de RPO fazer cursinho com o de Uberlândia... Aqui, o que não falta é sinalização.

    ResponderExcluir