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terça-feira, 26 de abril de 2011

RESULTADO DAS ENQUETES

Finalizadas duas enquetes. Uma perguntou sobre o maior vilão do trânsito em Ribeirão Preto e, a outra, sobre a escolha a favor ou contra da regulamentação dos mototaxistas.

Sobre a primeira enquete, com 15 votos a empresa TRANSERP liderou como vilã do trânsito de Ribeirão Preto, seguida pelas próprias pessoas (mal educadas, de forma geral), com 10 votos, e o transporte público, com 9 votos. No total, 24 pessoas votaram em uma ou mais alternativas o que representou na soma 52 votos. Nessa enquete, percebeu-se que os pedestres seriam os últimos responsabilizados pelo trânsito na cidade, seguido pelos motoqueiros, os motoristas de automóveis e os marronzinhos (agentes de trânsito). Conclusão, a maior parte das pessoas que responderam não utiliza o transporte público ou pelo menos não o enxerga como um transporte coletivo, necessário, democrático, que desloca mais pessoas e, portanto, tem o direito de estar privilegiado na via. Se ele é visto como um meio de transporte que atrapalha, então há problemas que devem ser resolvidos, como a sua imagem para aqueles que não o utiliza. É como se ele não fizesse parte da cidade, o que é uma visão equivocada das pessoas. Além disso, as pessoas precisam se respeitar no trânsito, uma vez que meios de transportes não são brinquedos e ao se envolver em acidentes deixam as pessoas em estado crítico de saúde, quando não a leva a morte. Ou seja, a TRANSERP precisa trabalhar com campanhas para educar as pessoas e mostrar que o transporte público é essencial para que a cidade funcione. Entendeu-se que as escolhas pelas pessoas mal educadas em segundo e do transporte público em terceiro foi devido à consequência de um trabalho equivocado ou não feito pela TRANSERP.

Sobre a segunda enquete, apenas uma pessoa respondeu ser contra a regulamentação dos mototaxistas, o que revela novamente a visão equivocada das pessoas sobre os meios de transporte, considerando que, a motocicleta é o meio de transporte hoje mais vulnerável a acidentes, e com maiores conseqüências para a vida. A regulamentação pode trazer benefícios para quem usa o serviço, mas ainda é um desserviço, aprovado pelas pessoas (individualistas) e pela Câmara, que representa o povo, que não querem lutar por um transporte público de qualidade, seguro. Ao ser aprovada pela Câmara Municipal, por unanimidade, a Prefeitura se torna, através da TRANSERP, a responsável pela fiscalização das condutas acatadas (que ainda estão em discussão). Foi aprovada a regulamentação, mas ainda não está em vigor, pois é necessário cumprir com as regras (tipo de moto, passagem criminal, anos X de habilitação, entre outras regras ainda questionadas pelos próprios mototaxistas). Que paguem sindicatos e sejam responsáveis pelas vidas, o que até então não eram... Além disso, como profissionais que são, aceitem fazer a redistribuição do espaço e até mesmo a troca de alguns pontos porque agora prestam serviço regulamentado. Outra coisa, o valor a ser pago pela “corrida”, como os dos táxis, precisa ser bandeirado, o que ninguém comentou até agora.

Já que as pessoas aprovam a regulamentação dos mototaxistas, faço uma nova enquete, agora perguntando sobre a regulamentação dos “olhadores de carros”. Você é a favor o contra essa regulamentação? Ela ainda não está em pauta na Câmara Municipal, mas está chegando a hora...

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