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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Você acha que Ribeirão Preto tem infraestrutura de tráfego para o uso da bicicleta (como meio de transporte)?

        Essa foi a pergunta que o André, criador do blog, fez para mim, em nosso primeiro contato pelo twitter (sou o @littlemartim por lá).
        É uma pergunta um tanto complicada, principalmente porque usar a bicicleta como meio de transporte em uma cidade como Ribeirão Preto não exige tão somente a infraestrutura por parte da cidade, mas também uma boa parcela de coragem e experiência por parte do ciclista.
        Sou universitário aqui na cidade e venho de Santa Bárbara d’Oeste, a cerca de 200 km daqui. Trouxe a bicicleta para Ribeirão Preto no ano passado e desde julho ela tem sido meu meio de transporte mais eficiente.
        Sempre usei bastante o transporte público daqui, apenas para ir de casa para faculdade, era apenas uma linha, 206 – Hospital das Clínicas, e nunca tinha tido problemas além dos atrasos. Mas isso é assunto para o André, que discute Mobilidade Urbana com ênfase no transporte público.
        Voltando à questão que me foi lançada, acredito que Ribeirão Preto está muito longe de ser uma cidade amiga da bicicleta em plenitude, e pouco tenho visto de medidas das autoridades para que esse caminho seja diferente. Não vi ciclovias (de verdade), nem bicicletários públicos, nem paraciclos na praça, só para dar alguns exemplos. Também raramente vejo o respeito dos motoristas com os ciclistas que têm coragem de pedalar por aqui. E este é um fator que espanta muita gente que gostaria de usar a bicicleta como seu meio de transporte.
        No ano passado, foi feita uma tentativa de parecer que a cidade se importa com a bicicleta como meio de transporte: a ciclofaixa entre os parques públicos, que funciona apenas nos domingos de manhã (“ciclofaixa de lazer”). Mas o próprio nome já entrega, ela é voltada para quem usa a bicicleta como lazer, não como um substituto dos motorizados. Sendo assim, de nada adianta para melhorar a mobilidade de Ribeirão Preto, quem dirá a mobilidade sustentável...
        Numa próxima oportunidade vou escrever um pouco mais sobre esse assunto, mas já adianto que minha opinião é desfavorável. O único ponto positivo da “ciclofaixa feliz” é incentivar o uso da bicicleta, por mais fraco que seja esse incentivo.

Por Vinicius Martim

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